Trabalhos Completos, Resumos Expandidos e Publicações feitas pelo Projeto ARANDU.
O PROJETO ARANDU E OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM
PROJETO REAL DE ENGENHARIA COM VIÉS EDUCACIONAL E FORMATIVO
Lemos, I. A. ; CELESTINO, C. C. ; BRITO, T. ; SILVA, C. N. P. E. . O projeto ARANDU e os desafios na implementação de um projeto real de engenharia com viés educacional e formativo. In: Conexão II, 2016, Santo André. Conexão II, 2016.
O projeto de extensão Arandu é uma ambiciosa e inovadora iniciativa de alunos da graduação da UFABC, integrantes da UFABC Rocket Design, que visa a disseminação e o primeiro acesso à ciência, à tecnologia e à cultura aeroespacial a dezenas de alunos de escolas públicas da região do ABC. Este ainda visa integrar os docentes dessas mesmas unidades escolares a desempenhar papel ativo no projeto real de engenharia, a saber, desenvolvimento e construção de um foguete de sondagem que levará dois CanSats a um apogeu de 10000 pés AGL (Above GroundLevel).
PROJETO ARANDU E A CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES CANSATS NO ENSINO MÉDIO
CELESTINO, C. C.; LOZADA, C. O. ; Lemos, I. A. ; ALVES, K. L. ; HATUM, A. S. ; MOURA, L. A. C. . Projeto Arandu e a Construção de Satélites CanSats no Ensino Médio. In: III Encontro da Licenciatura em Física do IFUSP, 2017, São Paulo. III Encontro da Licenciatura em Física do IFUSP 2017, 2017.
O Projeto Arandu é uma iniciativa da Universidade Federal do ABC e tem como objetivo trazer conhecimentos sobre Astronáutica e Aeronáutica para alunos do Ensino Médio, por meio de aulas teóricas e práticas com foco na construção de satélites tipo Cansats. A motivação para desenvolver este trabalho foi aproximar os alunos do Ensino Médio dos conhecimentos da área aeroespacial, uma vez que a UFABC possui a graduação em Engenharia Aeroespacial.
Utilização de Drone Multirotor para Validação de CanSats
BRITO, T. P. ; ALVES, J. F. ; CELESTINO, C C ; BARONI, L. ; SIMOES, R. B. . Utilização de Drone Multirotor para Validação de CanSats. In: Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, 2018, São José dos Campos. Anais do XIX Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, 2018. p. 201-201.
Arandu é um projeto de extensão criado por alunos da Universidade Federal do ABC com a proposta de repassar conhecimentos básicos da engenharia aeroespacial para alunos de ensino médio da rede pública de educação. Na forma de um curso, os estudantes do ensino médio selecionados frequentam aulas semanais por cerca de seis meses e, ao final do curso, participam da construção de um CanSat, aplicando os conceitos aprendidos durante as aulas.
Matemática e tecnologia: como as duas áreas se unem
ALVES, J. F. ; CELESTINO, C. C. ; BARONI, L. ; ALVES, K. L. ; PIERRONI, G. V. ; NASCIMENTO, L. S. . Matemática e tecnologia: como as duas áreas se unem. In: Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC, 2018, Campinas. Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC, 2018.
No Brasil ainda existem diversos problemas quando se trata da educação, como inadequação do currículo às expectativas e às necessidades dos estudantes resultando em alta evasão escolar, entre outros. Diversos alunos concluem o ensino médio sem ter um conhecimento adequado das ciências exatas, o que os impede ter um desenvolvimento acadêmico e posteriormente profissional. Uma maneira encontrada para reduzir este problema foi a criação do Arandu, um projeto com a missão de promover a troca de conhecimentos em ciência e tecnologia aeroespacial entre alunos do ensino médio e os discentes da UFABC.
ARANDU, AN ENGINEERING PROJECT APPLIED TO HIGH SCHOOL
CARVALHO, F. V. ; CELESTINO, C C ; BARONI, L. ; RIBEIRO JUNIOR, M. ; BRITO, T. P. ; XAVIER, M. F. . ARANDU, an engineering project applied to high school. In: III IAA LATIN AMERICAN CUBESAT WORKSHOP, 2018, Ubatuba. Anais do III IAA LATIN AMERICAN CUBESAT WORKSHOP, 2018. p. 30-30.
Arandu is a project created in 2016 with the objective of inserting high school students in Engineering, more specifically, Aeroespace Enginerring. After an admission process, studnets from the public high school system are given a course inside the university which the objective is to learn some of the basic steps included in a CanSat construction.
AS INICIATIVAS MAKER E STEM APLICADAS NO PROJETO ARANDU
ESTEVES, C. D. ; CELESTINO, C. C. ; CARVALHO, F. V. ; BARONI, L. . As iniciativas MAKER e STEM aplicadas no projeto ARANDU. In: 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), 2019, Votuporanga. Anais do 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), 2019.
Percebeu-se que a iniciativa maker poderia ser aplicada no ensino como uma metodologia alternativa no processo de aprendizagem, devido a quatro pilares que a fundamentam: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. Ao aplicar esses quatro pilares no desenvolvimento de aulas, é obtido um programa de ensino estimulador, dinâmico, interativo e instrutivo ao aplicar o conhecimento que lhes foram passado. A iniciativa maker associada ao movimento STEM education, que propõe uma metodologia baseada em projetos e desafios e a aproximação das atividades escolares com as práticas profissionais, inovam o processo de aprendizagem. O Arandu é um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC cuja principal missão é diminuir as barreiras entre ensino público básico e superior. Para isso, aborda alunos do 9o ano fundamental ao 3o ano do ensino médio com a proposta de um curso tendo como objetivo a montagem e operação de um CanSat, usando
abordagem dos movimentos Maker e STEM. Este trabalho tem como objetivo mostrar como os movimentos Maker e STEM são utilizados nas aulas do projeto Arandu e cujo objetivo final é a montagem e operação de um CanSat. Espera-se que no futuro o projeto possa não só ficar restrito a um projeto de extensão, mas que a ideia do projeto seja disseminado nas escolas.
Habilidades desenvolvidas em aulas de lógica, programação e modelagem na confecção de CanSat
ESTEVES, C. D. ; CELESTINO, C. C. ; BARONI, L. ; SANTIAGO, R. C. ; OLIVEIRA, R. L. . Habilidades desenvolvidas em aulas de lógica, programação e modelagem na confecção de CanSat. In: VI EMARC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2019, São Paulo. Anais do VI EMARC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2019. p. 182-187.
A disseminação da “Cultura Aeroespacial” é um dos pilares para o desenvolvimento tecnológico nacional. Para isso, o projeto ARANDU surgiu como um meio de aproximar alunos da rede pública do 9o ano ao 3o ano do ensino médio ao ambiente de engenharia. Dessa forma, um curso foi desenvolvido no qual são ministradas aulas básicas de diversas áreas da engenharia, com o objetivo de construir um pico-satélite (denominado “CanSat”). Temas como lógica de programação, programação em linguagem C e de modelagem de sistemas são abordados neste curso. O contexto destas aulas ocorre no dueto “teoria x prática”, em que os alunos têm uma preparação teórica sobre um determinado tópico e logo em seguida são expostos à parte prática deste tópico. O aprendizado desenvolvido é fundamental, pois promovem habilidades como raciocino lógico, atenção, comunicação, pensamento abstrato, trabalho em equipe e criatividade. Estas habilidades são importantes para o aperfeiçoamento dos conhecimentos e incentivo de um possível ingresso na faculdade/universidade ou mercado de trabalho. Neste trabalho, serão relatadas as atividades do projeto ARANDU 2018, sobre a aplicação das aulas de lógica de programação, de programação em linguagem C, de modelagem de sistemas, montagem e da avaliação do projeto na perspectiva do aluno.
Arandu Project: Engineering applied to Basic Education based on a MAKER and STEM perspective
CELESTINO, C. C.; LOZADA, C. O. ; BARONI, L. ; SIMOES, R. B. . Arandu Project: Engineering applied to Basic Education based on a MAKER and STEM perspective. In: Conferência FabLearn, 2019, Nova Iorque. Conferência FabLearn Nova Iorque, 2019.
The ARANDU Project was created in 2016 with the objective of applying engineering project to high school and the 9th year of elementary school with the construction of CanSat. It has support from the Pro-Rectory of Extension and Culture of the Federal University of ABC because it is a project of Brazilian extension that brings students from Basic Education to the University. The theoretical and practical classes are supervised by professors of Aerospace Engineering and taught at the Federal University of ABC by students of Aerospace Engineering. It adopts a maker perspective once the students construct the artifacts to carry out the experiments and the methodology STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) disseminated by the educational projects of NASA (STEM Lessons From Space). It has stimulated several young people to follow careers in the Engineering courses and also attracted the interest of the students by the Space Sciences.
Habilidades desenvolvidas na confecção de um CanSat
ESTEVES, CECÍLIA DEARE ; CELESTINO, CLÁUDIA CELESTE ; BARONI, LEANDRO ; SANTIAGO, RAFAEL CELEGHINI ; OLIVEIRA, RAFAEL LUCIANETTI . Habilidades desenvolvidas na confecção de um CanSat. REVISTA ELETRÔNICA PAULISTA DE MATEMÁTICA, v. 17, p. 267-280, 2020.
O projeto ARANDU tem como principal objetivo aproximar os alunos da rede pública, do 9o ano do ensino fundamental e do ensino médio, ao ambiente de engenharia. Para tanto, a metodologia adotada foi confeccionar um curso no qual são ministradas aulas básicas de diversas áreas da engenharia, e que tem como produto final a construção de um pico-satélite denominado “CanSat”. As aulas ocorrem no dueto “teoria x prática”. O aprendizado desenvolvido é fundamental, pois promove o raciocínio lógico, comunicação, trabalho em equipe e criatividade, além do conhecimento básico necessário para a criação do CanSat. Além disto, como objetivo secundário, incentivar ingresso na faculdade/universidade ou no mercado de trabalho. Neste trabalho, serão expostas as atividades do projeto ARANDU 2018. Serão descritas as estruturas adotadas, as aplicações das aulas e os resultados obtidos. E, por fim, a avaliação do projeto na perspetiva do aluno. Os resultados mostram que projetos com esta abordagem, “movimento Maker”, acrescentam benefícios relevantes aos alunos em relação aos conhecimentos acadêmicos.
PROJETO ARANDU: DESAFIOS E CONQUISTAS
ESTEVES, C. D. ; CELESTINO, C. C. ; VIEIRA, M. M. ; BARONI, L. ; SANTIAGO, R. C. . Projeto ARANDU: desafios e conquistas. In: V Conexão, 2019. Anais do V conexão, 2019.
ARANDU é um projeto de extensão criado em 2016 vinculado a ProEC – UFABC visando a disseminação e acesso à ciência, à tecnologia e à cultura aeroespacial aos de alunos de escolas públicas da região do ABC utilizando um projeto real de engenharia como sendo a construção de um pico satélite – CanSat. Para tanto, os discentes de graduação da UFABC deveriam confeccionar o material necessário para o desenvolvimento da construção do cansat; confeccionar todo o material teórico necessário para o andamento do curso da construção do cansat; promover a relação entre a universidade e a escola; executar o curso da construção do cansat que deveria ser aplicado na escola selecionada.
INTERDISCIPLINARIDADE E O PROJETO DE EXTENSÃO ARANDU
FILHO, D. ; CELESTINO, C C ; FORLINI, M. B. ; BARONI, L. . Interdisciplinaridade e o projeto de extensão ARANDU. In: I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2020, Evento online. Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2020.
Desde a fundação da Universidade Federal do ABC, UFABC, em 2005, a interdisciplinaridade vem sendo implantada em vários dos âmbitos acadêmicos, a começar pela criação dos bacharelados interdisciplinares em ciência e tecnologia – BCT, e ciências e humanidades – BCH, além do desenvolvimento dos cursos específicos, os chamados pós-Bacharelado Interdisciplinares – pós-BIs, com base nesse novo tipo de proposta (ProGrad, 2016). A partir disso, foi se desenvolvendo o conceito de um método de ensino que não abrangesse apenas uma área de estudo, mas sim várias delas. Como resultado, esse conceito também pode ser entendido e estendido para as áreas de pesquisa e extensão. Com esta expectativa, em 2016, foi proposto o projeto de extensão ARANDU (ProEC, 2020). A proposta do ARANDU é a aproximação da comunidade da região do ABC ao ambiente acadêmico utilizando, para isto, a oferta de um curso para os alunos do ensino médio da rede pública da região. O objetivo deste curso é a construção de um picossatélite e, desta forma, aproximar a Engenharia Aeroespacial na realidade do ensino básico aos arredores da universidade. Contudo, durante a confecção do material foi possível observar a necessidade do envolvimento de diversas outras áreas, como por exemplo, computação e robótica, eletroeletrônica, gestão, materiais, dentre outras, para que a tecnologia envolvida na construção do protótipo pudesse ser abordada de forma adequada e completa, ou seja, unificar o conhecimento das diversas áreas de conhecimento (Lopes e Araújo, 2005; Gáttas, 2005).
É possível aprender Geometria Espacial com jogos?
Este trabalho relata a experiência do projeto de extensão ARANDU em suas aulas de geometria espacial aplicadas aos alunos de ensino médio da rede pública de ensino utilizando a estratégia da gamificação. As análises feitas ocorreram nos tópicos referentes às aulas de desenho técnico e modelagem 3D usando jogos lúdicos e interativos e software que fornecem as ferramentas necessárias para o desenvolvendo das atividades propostas. Os resultados mostraram que as estratégias aplicadas puderam ser trabalhadas de forma construtiva no aprendizado dos objetivos propostos e facilitaram o entendimento dos tópicos e as falhas foram observadas e sanadas de forma rápida e eficiente garantido o processo ensino aprendizagem.